sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Qual Natal você vai comemorar?



Estamos às vésperas de uma das mais importantes festas do nosso calendário e é preciso tomar uma decisão. Qual Natal nós vamos comemorar? Se você ainda não notou, existem vários.

O Natal tradicional vem mudando as cores e a iluminação das casas, das ruas e das lojas. Por toda parte temos árvores de Natal coloridas e, de repente, tudo é vermelho, verde, dourado e muito, muito iluminado. É Natal! Olhe ao seu redor e veja está tudo diferente.

Natal festeiro é  o Natal daqueles que não vêm a hora de um feriado para juntar a família, os amigos, a turma toda e festejar. Afinal de contas, depois de um ano inteiro a gente merece dar uma parada no final do ano. Além dos feriados tem muita gente que emenda a semana toda. Nestas festas a tradição é outra: churrasco, cervejinha, futebol, bate-papo e muita, muita descontração. É Natal! Vamos aproveitar e curtir.

Temos ainda o Natal comercial. Com o décimo-terceiro no bolso ou sem ele, vamos às compras. É presente pra todo mundo: pai, mãe, tia, sobrinho, enteado, vizinho, enfim, todo mundo mesmo. Nem que seja um caixa de lenços ou um par de meias, como é bom dar presentes! E receber também, é claro. Alguns se excedem e acabam juntando um montão de carnês que vão durar o ano todo. Mas não tem problema, é Natal! E Natal de verdade tem que ter presente.

O Natal religioso é o Natal da igreja, ou na igreja. Com todo respeito e toda reverência cantamos hinos e cânticos lindos, em alguns casos junto com corais muito bem ensaiados e afinados. Ouvimos mais uma vez a leitura do Evangelho e a narrativa do nascimento de Jesus, o filho do carpinteiro José e da virgem Maria. Na saída damos uma olhada no presépio, muito bonito, com um bebezinho lindo cercado de animais. É Natal! Vamos celebrar, é o aniversário de Jesus!

Qual deles vai ser o seu? Qual destes natais faz mais o seu tipo? Que tal juntarmos tudo isso e fazermos desse Natal uma festa inesquecível?

Comecemos lembrando que Jesus nasceu! Ele é o presente de Deus para nós,  o nosso Salvador. A vinda de Jesus representa o grande amor do Pai enviando seu Filho, nos oferecendo seu perdão e nos convidando de volta para casa. Ainda que na Bíblia não haja nenhuma menção de uma festa de aniversário para Jesus e ainda que vários dos símbolos do Natal tenham origens não-cristãs, vamos festejar a chegada do Messias! Natal é Deus conosco!

Enfeite a casa, o escritório, a loja. Vamos encher a cidade de cores e luzes. Envie cartões. Dê presentes. Tome cuidado para não estourar o orçamento e lembre-se que o valor de um presente não está no preço, mas no fato de lembrarmos ou sermos lembrados. Natal é generosidade!

Vamos sentar à mesa e desfrutar da companhia, das histórias e das risadas. Junte a família e os amigos para comer e beber juntos, cuidando sempre para não exagerar nem nem com a comida e nem com a bebida, mas sempre com o amor. Vamos nos divertir e celebrar. Natal é alegria!

Olhe ao seu redor e veja se não tem alguém sem família ou sem amigos e inclua na sua festa. As festas de final de ano têm também um gosto amargo para muita gente que ficou ou sente-se sozinha. Visite um asilo ou um orfanato e leve presentes. Natal é solidariedade!

Vá à igreja. Ouça a História, cante os cânticos. Faça as orações. Deixe-se inspirar pela Palavra de Deus e pela comunhão com os irmãos. Se você não tem uma, vá na do seu amigo, do seu vizinho, ou na da sua esposa – parece que as mulheres são sempre mais ligadas na fé. Natal é adoração!

Que todos tenhamos um feliz Natal e que o ano de 2008 seja também cheio de generosidade, alegria, solidariedade e adoração ao Deus que é sempre conosco.

Nenhum comentário: