terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O Reino nos conecta com as pessoas



Por Milton Lucas

Nesta última reflexão sobre como a vida de Jesus retrata o efeito do Reino de Deus em todas as áreas vida, vemos em Lucas 2.52  que entre outras áreas Jesus crescia também em graça diante dos homens.

A forma como Jesus se relacionada com os homens é bem descrita em seu encontro com a mulher Samarinata, registrado em João 4:1-26. Vejamos.

Ao passar por Samaria Jesus estava rompendo uma barreira geográfica. Samaritanos e Judeus não se falavam e portanto estes eram territórios inimigos, mas ele seguindo a orientação do Pai desviou seu caminho para passar por ali. Ele vai mais longe quebrando uma barreiras culturais e sociais ao conversar com um samaritano, mas especificamente com uma mulher. Na cultura da época era incomum um homem falar publicamente com uma mulher. O conteúdo da conversa mostra Jesus quebrando uma barreira interpessoal ao falar sobre água, um assunto que trouxe entre eles uma ponte de comunicação, mas Jesus utiliza este assunto para quebrar uma barreira conceitual, e falando de água, e fala do Reino de Deus e da vida eterna que tem para oferecer. Durante a conversa Jesus transcende uma barreira sobrenatural ao falar da situação dos maridos daquela mulher e assim toca naquilo que provavelmente fosse a ferida dela. Finalmente Jesus rompe uma barreira religiosa ao não discutir qual religião era a correta – a dos samaritanos ou a dos judeus – afirmando que o Pai procura adoradores verdadeiros, que o adorem em Espírito e em verdade, não baseados em costumes ou lugares.

Ao conversar com a mulher Samaritana Jesus anuncia sua mensagem de forma direta, pois entendia qual era a sua missão. Mais adiante ele afirma a seus discípulos que fazer isso era sua comida e sua bebida. O resultado daquele encontro foi a conversão da mulher, mas também a de muitos daquela vila.

O Reino de Deus nos convida a fazer o mesmo. Esta é a nossa missão também. Jesus nos comissiou para seguindo seu exemplo, fazermos discípulos em todo lugar. Devemos ir até os não-discípulos, incluí-los no Reino e caminhando ao lado deles, ensiná-los a viver da forma como aprendemos do Mestre.

Que como Jesus nunca nos deixemos deter por quaisquer tipos de barreiras, sejam elas geográficas, culturais, sociais, religiosas ou de qualquer outro tipo. Que com amor e criatividade possamos romper barreiras interpessoais e conceituais para anunciar esta mensagem de forma clara e acessível. Ao fazer isso podemos contar com o poder do Reino que nos fará romper até mesmo barreiras sobrenaturais, para que possamos alcançar o coração daqueles a quem nos dirigimos.

O Reino de Deus nos faz pessoas melhores, com uma nova sabedoria. Ele nos leva a um envolvimento ativo e restaurador na sociedade ao redor. Ele nos conecta com Deus, mas também nos conecta com pessoas, nos fazendo embaixadores da fé, do amor e da esperança.

Venha sobre nós o teu Reino!

Nenhum comentário: