quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Não abandone suas promessas de Ano Novo

Ano Novo pede vida nova: voltar para a academia, largar o cigarro, iniciar uma dieta, passar mais tempo com a família e aproveitar melhor as horas de lazer. O grande desafio, todo mundo sabe, é não abandonar as promessas na semana seguinte ao Réveillon.


Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma) no Brasil, apenas 19% das pessoas cumprem suas resoluções de Ano Novo. Cerca de 30% desistem na primeira semana e o resto, em um mês. Um 
estudo divulgado na semana passada pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, também é desalentador: em um grupo de 3 mil pesquisados, só 12% alcançaram os objetivos almejados um ano após a promessa.

Para a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do Isma-Br, o principal motivo do fracasso é a falta de organização e de metas claras e realistas. "As resoluções exigem um planejamento específico", explica ela. Se a proposta é comer menos, por exemplo, é preciso combater hábitos que levam aos excessos: "Se o bufê faz com que a pessoa coma mais do que deve, ela tem de aderir ao restaurante por quilo ou levar comida de casa", ilustra.

Também é importante não se desiludir com fracassos. "Em vez disso, aprenda com eles", aconselha a psicóloga. Ela lembra, ainda, que é preciso haver algum tipo de gratificação para cada vitória conquistada. Assistir a um filme, fazer uma massagem ou qualquer outra atividade que compense o prazer suprimido. Só não vale cair na tentação de se presentear com "um cigarrinho" ou "só uma caixa de bombons".

fonte: UOL

Nenhum comentário: