segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O barco da Salvaçao


Por Edson Sousa

No relato de Gn 6, Deus resolve destruir tudo, porque o homem se tornou muito mau – se afastou de dELE. Vivemos, hoje, dias semelhantes, senão piores, aos dias de Noé.
Deus vê os maus e os bons, e o que sustenta o mundo são os bons, pois Deus honra a fidelidade dos seus filhos e o mundo não perece por causa disso. E o mal só cresce porque as pessoas estão se afastando de Deus. Não existe bondade, justiça e amor, sem a presença de Deus. Os maus (ou aqueles que vivem longe de Deus,e ignorando Sua vontade) vivem como se a vida fosse ser sempre assim. Deus precisava de um bom modelo em meio a uma sociedade tão corrompida. E ele encontrou no caráter de Noé qualidades que lhe agradavam e que eram importantes para a missão que Ele queria fazer. Noé era um homem justo, integro, andava com Deus e era obediente. Não era perfeito e não era capacitado para a obra que Deus queria fazer, mas se sujeitou sem nenhuma argumentação. São pessoas assim que Deus procura, dispostas a confiar na provisão dEle. Deus estava triste com a humanidade, e a Sua justiça exigia uma medida drástica. Essa medida consistia em destruir toda a criação. Essa era a razão da tristeza de Deus, ter que desfazer aquilo que fizera e que era bom e muito bom. Mas além de justo, Deus é misericordioso. Noé sabia que o mundo ia acabar. Deus esperava que Noé proclamasse essa noticia aos seus contemporâneos. Durante a construção do barco, certamente as pessoas seriam despertadas à curiosidade. Era a oportunidade de Noé falar de Deus e do Seu plano de salvação. Seriam 120 anos de pregação. E Deus tinha a expectativa de que durante esse período as pessoas pudessem se converter de seus maus caminhos. Mas isso não aconteceu. Talvez devido a incredulidade do povo ou porque Noé só se preocupou em construir a arca, ou as duas coisas. E assim se fez necessário usar o plano B. A arca seria usada para salvar a criação.

Podemos aprender muitas coisas com Noé e sua história:

- Deus procura pessoas íntegras, que tenham comunhão com Ele e sejam obedientes
- Deus espera que façamos muitos mais do que Ele nos revelou ao nosso chamado
- Toda a capacitação e provisão vem dEle, é preciso confiar cegamente
- Não podemos nos abalar com críticas, o trabalho preciso ser feito
- Nunca é tarde para servir a Deus, Noé foii chamado com 480 anos
- O mundo precisa de Deus, e Deus quer salvar o mundo (plano A ou plano B)
- Nosso trabalho pode demorar a dar frutos, não podemos nunca desistir
- Servir a Deus é servir pessoas. Noé serviu a Deus, mas parece ter esquecido de servir as pessoas.
- Ninguém é perfeito para servir a Deus, mas todos podem perfeitamente servir a Deus, fazendo o seu melhor.
- Deus não nos chama para nosso bem estar, construir a “arca” é cansativo, demorado, pode trazer dores, decepções e muito mau cheiro.

Jesus construiu um novo barco para salvar o mundo: a igreja.
E chama todos aqueles que confessam seu nome para ajudarem encher esse barco.
Esse barco não tem limite. Um dia ele virá para levar esse barco embora, e assim como nos tempos de Noé, quem estiver fora do barco será destruído.
Nossa função no barco não é buscar nosso conforto e salvação, mas enche-lo com mais gente possível. Essa é ordem do capitão do barco

Edson Sousa é um dos líderes da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: